quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Contexto Histórico



David Hume viveu na época do em que empirismo era entendido como o movimento filosófico que dominou a filosofia britânica do século XVII e XVIII, foi uma corrente que era simultaneamente o racionalismo, porque eles tinham um objetivo comum que era: proporcionar a filosofia de um método que lhe permitem alcançar o mesmo sucesso que a ciência da época conseguiu, incentivado por recentes descobertas de Newton.
A Inglaterra, que desenvolveu o empirismo foi marcada por disputas entre os partidários do Parlamento e dos defensores da monarquia absoluta. A burguesia foi a favor de uma diferença disminuyese Parlamento com a nobreza, ainda manter seus privilégios medievais. Este confronto tornou-se a Guerra Civil e terminou com a execução do rei Carlos I e da proclamação da República. Depois de vários anos, foi dissolvido para dar caminho de volta para uma monarquia absoluta, e que mais tarde foi substituído por uma monarquia constitucional e parlamentar, liderada por William de Orange, no que é conhecido como a Revolução Gloriosa de 1688. Esta nova monarquia levou para a Inglaterra para se tornar a potência mundial. Enquanto isso, espalhados por toda a Europa o movimento do Iluminismo, uma corrente intelectual que foi herdado do humanismo renascentista, que estabeleceu a base ideológica para as várias revoluções que ocorreram ao longo deste século e além.

7 comentários:

  1. Interessante pois ele aborda como principal tema o Empirismo que é algo mais interessante ainda pois foi criada na Inglaterra como disputas entre os parlamentos Hugo Daniel

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber que o contexto que ele viveu foi pela briga com o racionalismo para que a filosofia tivesse um papel efetivo na sociedade!Pois acho que a filosofia deve ter um papel em mudar e ajudar o homem. Ananda Marieta

    ResponderExcluir
  3. Gostei em saber que o empirismo teve um objetivo comum ao racionalismo, já que, como Ananda disse, essa desenvolve um papel fundamental para a vida do homem, incentivando-o a pensar e refletir cada vez mais e ,portanto,deve sim ser valorizada. (Sofia Lara)

    ResponderExcluir
  4. Bastante interessante saber que o período do filosofo fez com que tivesse um objeto comum perante a sua ideia. Principalmente por saber que ele comparava os racionalistas como: gente que crê na razão como forma de resolver os problemas da vida.

    Maryelle Ciríaco
    1º ano B

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de saber que as ideias de David Hume encontram raízes no empirismo de Locke, o cara que eu estou estudando com minha equipe e por sinal gosto muito de suas ideias, e com isso entendi que Hume queria nos dizer que todo conhecimento parte e deriva dos sentidos, opondo-se ao racionalismo cartesiano, que entende que o conhecimento está diretamente ligado à razão. (Evelin Bastos)

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante saber que os empiristas e os racionalistas tinham um objetivo em comum que era proporcionar a filosofia de um método que lhe permitem alcançar o mesmo sucesso que a ciência da época conseguiu

    ResponderExcluir